Our Blog

formação voluntariado passionista barroselas
O Voluntariado Passionista, promovido pela Rosto Solidário, iniciou no passado fim semana de 15 a 17 de novembro em Barroselas, a formação de novos voluntários para o período de 2013/ 2014. Com um programa pré elaborado em absoluta sintonia entre as partes, Rosto Solidário e Passionistas, personificados por Paulo Costa e Brunis Dinis, respetivamente, optou-se pela inovação de começar desta vez com um fim-de-semana, favorecendo assim, desde o primeiro instante, a integração, o conhecimento mútuo e o relacionamento interpessoal, competências tão nobres e deveras importantes para a vida em grupo numa próxima missão.
Após a divulgação atempada, o grupo foi-se constituindo e às 19.30 horas de sexta-feira iam chegando ao Seminário de Barroselas, participantes vindos da Feira, Lourosa, Mozelos, Viana do Castelo, Paredes de Coura, Braga, Barcelos, num total de catorze, ficando assim a pertencer aos dois grupos distintos da Feira e de Barroselas, para as próximas reuniões, já calendarizadas.
O programa elaborado para o fim de semana foi assumindo a sua concretização. Aprofundar o conhecimento sobre o que é a Rosto Solidário, o Voluntariado Passionista, o Voluntariado em geral; Reconhecer a diversidade e as desigualdades atuais ao nível global / local / individual; Criar uma consciência sobre o que é hoje o desenvolvimento, foram as temáticas em análise e reflexão. Dinamicas que favorecem a integração, a interação e o trabalho de grupo, compunham também o elenco do programa. Claro está que tratando-se de uma formação assente na Fé, a Oração esteve presente assumindo a originalidade, criatividade e simplicidade que o Padre Bruno já nos habituou.
No domingo no final do almoço e em jeito de despedida todos os intervenientes, formandos, formadores e colaboradores, expressavam um sorriso feliz pelos momentos vividos e partilhados e que constituíram verdadeiros ápices de conhecimento, interiorização, confronto de ideias e muita vontade de partir para a prática do servir.

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *