Our Blog

0

As férias chegaram ao fim. Os dias começam a ficar mais pequenos (e frios?).
E é tempo do regresso às aulas.

Este vai ser o ano! Vou subir as notas todas!!!

E passa uma semana. Passa outra. Chega outubro. Começam os testes. As notas baixas. Acaba o período: nenhum 5 ou 20.
E a história repete-se ano após ano.
A motivação dura apenas 1 ou 2 dias. “Para quê tentar?”

Rapaziada, vamos lá com calma. É agora ou nunca!

Vê estas dicas que recolhi de vários livros (e da própria experiência de vida!). São poucas dicas, e poucas palavras. Para que não te escape nada. E bom ano!

1. O Cristiano Ronaldo não nasceu como o melhor jogador do mundo. Foram (são) muitas horas de treino. Tu também não nasceste o melhor aluno do mundo. Precisas de muitas horas de estudo.

2. O Cristiano Ronaldo não treina somente nas vésperas dos jogos. O mesmo se pode dizer sobre o estudar na véspera dos testes…

Podia continuar a fazer comparações com o CR7, mas vou ser ainda mais direto.

1. Concentração nas aulas: o professor fala e tu ouves. Depois perguntas, pedes para repetir…
2. Participação nas aulas: levanta o braço. Se responderes bem é bom. Se responderes mal, é uma ótima oportunidade para o professor explicar melhor.
3. TPC. O treino deve continuar em casa. Dedica tempo aos TPC. Se não perceberes, pega no livro e relê a matéria. E tenta, não desistas!
4. Depois dos TPC, experimenta reler os teus apontamentos ou o manual. Ou fazer exercicios que o professor não mandou fazer. O treino é essencial para seres cada vez melhor.
5. Às vezes não chegam os manuais. Há resumos da matéria na internet e nas livrarias. Experimenta.
6. Já disse que os manuais têm exercicios que podes fazer, mesmo que o professor não mande? (depois podes pedir-lhe para corrigir… demonstra interesse ehehe).
7. Não percas tempo nas redes sociais. Desliga o pc (e a televisão).
8. Aponta os TPC de todas as disciplinas numa folha (mas não a percas!). Assim tens uma noção geral de tudo. Nessa folha também podes meter os testes.
9. Lê com atenção os enunciados dos trabalhos/testes. Às vezes há ratoeiras…
10. Na tua escola há clubes? Experimenta aderir. Vais conhecer novos amigos, alargar horizontes e aperfeiçoar alguma técnica.
11. Se adormeces a estudar sozinho, cria um grupo de amigos para o estudo. Mas é mesmo para o estudo. Não é para trabalharem por ti ou para estarem a jogar.

Ah! Bom ano.

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *