Our Blog

0

Usa os sentidos

Usa a cabeça
Com a sua morte, Cristo não somente venceu o pecado, mas também deu um sentido novo ao sofrimento, também àquele que não depende do pecado de ninguém. Fez-lhe instrumento de salvação, um caminho à ressurreição e à vida. O seu sacrifício exercita os seus efeitos não através da morte, mas sim, graças à superação da morte, isto é, à ressurreição. “Morreu pelos nossos pecados, ressuscitou pela nossa justificação” (Rm 4, 25): os dois eventos são inseparáveis no pensamento de Paulo e da Igreja.
É uma experiência humana universal: nesta vida o prazer e dor sucedem-se com a mesma regularidade como o elevar-se de uma onda no mar, segue uma depressão e um vazio que suga o náufrago. “Algo amargo – escreveu o poeta pagão Lucrécio – surge do próprio íntimo de cada prazer e nos angustia em meio às delícias”. O uso da droga, o abuso do sexo, a violência homicida, sobre o momento dão a embriaguez do prazer, mas conduzem à dissolução moral, e muitas vezes também física, da pessoa.
Cristo, com a sua paixão e morte, rebateu a relação entre prazer e dor. Ele, “em troca da alegria que lhe era dada antes, submete-se à cruz” (Hb 12,2). Não é um prazer que termina em sofrimento, mas um sofrimento que leva à vida e à alegria. Não se trata somente de um diverso suceder-se das duas coisas; é a alegria, deste modo, a ter a última palavra, não o sofrimento, e uma alegria que durará eternamente. “Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte não tem poder sobre ele” (Rm 6,9). E não terá nenhum sobre nós.
(Homilia do Padre Raniero Cantalamessa, Vaticano, 10 de abril de 2009)

Usa a oração
Senhor, eu acredito que destruístes a morte com a tua morte na cruz. Agradeço-te por todo o sofrimento que passaste. Ensina-me a aceitar as cruzes da minha vida, para crescer na virtude. Fica perto de mim e ajuda-me a olhar com esperança para a alegria que vem depois da dor. Amen.

Faz
A Via Sacra é a oração da Sexta Feira Santa. Reza-a. Ou, porque não, fica alguns minutos a contemplar a Cruz. Só a olhar. Escreve uma carta a Jesus, agradece-lhe e pensa nas cruzes que levas diariamente, para que Ele te ajude.

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *