Our Blog

1

missa todos os dias

Estava a “falar” com um amigo no facebook. A certa altura recordou-me que estava em férias de Natal e, por isso, em paz. Meti-me com ele e, em jeito de provocação, perguntei-lhe porque não aproveitava as férias para ir à missa todos os dias. Ele tem 16 anos, é bué conhecido na sua escola e um campeão no desporto rei. Mas… só não vai à missa todos os dias porque tem treinos à mesma hora. Quem diria! Este jovem, em plena adolescência, só não vai à missa todos os dias por incompatibilidade de horário!

Eu já “provoquei” outr@s com perguntas semelhantes… a maioria do pessoal costuma responder que já vai à missa ao domingo. E chega. E já é bastante.

Eu também só comecei a ir à missa todos os dias depois de entrar nos Passionistas. Antes bastava o domingo. E com muitíssimo sacrifício.
No princípio custou um bocadinho a adaptação. Tenho também alguns dias em que apetece tudo… menos ir à missa. Verdade seja dita, quando falto à eucaristia sinto-me mais pobre, mais fraco… diferente.
Receber o Corpo e o Sangue de Jesus todos os dias tem um verdadeiro impacto na minha vida. Escutar (ou proclamar) as leituras dá-me as soluções e enche-me de esperança ao que chamo de dificuldades mas que são, na verdade, oportunidades para melhorar.

Há 3 coisas que a missa diária pode dar-te:
1 – Paz. Há empresários de sucesso que vão à missa todos os dias. É importante parar. É saudável. Precisamos de silêncio, de paz. A eucaristia pode curar muitas depressões… gratuitamente. O Corpo e o Sangue de Jesus alimentam, dão força. Jesus vem a nós.
2 – Conhecimento da Bíblia. Ir à missa todos os dias = escutar a Bíblia inteira em 2 anos.
3 – Comunhão. Entras em comunhão com a comunidade paroquial. Cresces na amizade com o pároco/padre e com as outras pessoas. Conheces gente nova, partilhas experiências… os 5 minutos de conversa depois da missa são importantes.

Ir à missa todos os dias não é uma opção, nem uma obrigação. É uma necessidade.
Pensa nisto.

Comments ( 1 )

  • jacinto manel says:

    o ciclo biblico durante o/s tempos liturgicos tem uma durabilidade de 3 anos e nao 2… – “Conhecimento da Bíblia. Ir à missa todos os dias = escutar a Bíblia inteira em 2 anos.” só ao final de 3 anos teremos de grossomodo toda biblia lida!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *