A Juventude Passionista une, numa frente comum, todos os jovens com quem os Passionistas têm contato.
A Juventude Passionista tem como padroeiro São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, para quem olha como modelo de referência na vivência da sua fé, no seu trabalho ou estudo, nas suas diversões, na sua adesão a Cristo; em suma, na vida!
Como jovens em movimento, que procuram ter um mesmo sentir, a Juventude Passionista está organizada em Células/Grupos, cujos membros reúnem regularmente, para estudo, reflexão, análise de temas e momentos de oração, onde a diversão sadia, a boa disposição e a alegria (caraterísticas de S. Gabriel) têm voz e são elementos essenciais para o crescimento como jovens. São os grupos da JuvePassio… Outros estão organizados em grupos de acólitos, seminaristas, postulantes, coros litúrgicos…
De vez em quando, promovem-se encontros mais alargados abrangendo o maior número de jovens da Juventude Passionista, com destaque a Festa de São Gabriel.
A Juventude Passionista, tocada pelo olhar do Crucificado, deseja oferecer um novo olhar sobre a Criação, sobre o Mundo e sobre o Homem, pautando o seu estar no mundo por atitudes construtivas, originais e inovadoras perante cada um dos seus membros, perante a família e perante a sociedade. Por isso, os jovens são convidados a colaborar em várias atividades sociais.
É uma alegria pertencer à Juventude Passionista e conhecer, amar e anunciar Jesus Cristo, à luz da sua Paixão e Ressurreição!