Our Blog

0

linha do douro
Há 2 semanas e pouco fui até ao Pocinho com um grupo de amigos, com o objetivo de chegar a Barca d’Alva percorrendo a linha abandonada de comboio. Caminhar em cima de solo irregular não é fácil. Agora imagina caminhar numa linha de comboio, juntando a isso uma dose de sol e ervas picantes… Rebentou sapatilhas, fez-nos transpirar como se fossemos fontes de água, passámos sede (apesar do Douro estar mesmo ao lado) e obrigou-nos a dormir ao relento. Neste teste à nossa sobrevivência, no meio das dificuldades, ficámos mais fortes e resistentes.

Esta caminhada na Linha do Douro é, de certa forma, imagem da nossa vida. Há momentos em que caminhamos com mais energia e de cabeça erguida e há momentos em que a preguiça ou o cansaço são mais fortes e só apetece parar… a certa altura recordei-me de Jesus, o homem que não desistiu.

Deus caminha.
Deus persevera.
Deus não desiste.

Lembro-me também dos grandes atletas… recordo-me da história de alguns jogadores… como chegaram lá? Não desistiram.
Ou de alguns atores… como chegaram lá? Não desistiram.
Ou escritores… músicos… Como chegaram lá? Não desistiram.
Ou os nossos pais, familiares…
seminaristas, diáconos, padres…
Tanta gente que não desiste. Que continua a caminhar.

Na sua primeira encíclica, o Papa Francisco diz:

Os jovens têm o desejo de uma vida grande; o encontro com Cristo, o deixar-se conquistar e guiar pelo seu amor alarga o horizonte da existência, dá-lhe uma esperança firme que não desilude. A fé não é um refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida: faz descobrir uma grande chamada — a vocação ao amor. (53)

Não há desculpas… a fé exige luta. Não podemos desistir quando a oração parece não ser escuta. Não podemos desistir quando não entendemos alguma coisa. Não podemos desistir quando algo corre mal. A fé exige luta e esforço… como caminhar na Linha do Douro ou correr uns bons kms.
Acreditar e nunca desistir: esse é o segredo. Vamos receber o que temos a receber no momento certo.

Fé. Sem desistir.

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *