Our Blog

1


Há umas semanas atrás recordaram-me que eu tinha feito uma promessa de celibato na minha ordenação diaconal. Então, eu respondi que tinha feito um voto de castidade há 4 anos. E vi a fazer-se um nó na cabeça da pessoa que estava à minha frente.
Por vezes, ouço alguns jovens dizer que querem ir virgens para o casamento. Mas, depois do casamento, até a barraca abana… Ou seja, trocando por miúdos, sexo só depois do casamento. Palavras mais complicadas: castidade até ao casamento.
Ah ah! Este pensamento está totalmente errado! A castidade continua a ser uma obrigação dos casados…
Imagino agora as vossas caras e reações a isto. Castidade no casamento? Mas tás parvo? A castidade é só para os solteiros! Depois de casado faço o que quero! Estou casado! Não há problema!

O que é o sexo no casamento? Vamos começar por ai?
“… e os dois serão uma só carne” (Génesis, 2,24). O sexo no casamento é o recordar a aliança feita no dia da celebração. O sexo é o renovar do sacramento do matrimónio. Não é isto belo?

Sempre que um casal tem relações sexuais, está a alimentar o sacramento. O matrimónio é um sacramento para a santificação do casal. Sim, os casais têm obrigação de ser santos! Então, todas as palavras, ações e orações devem estar orientadas à santidade.
Traduzindo por miúdos: o sexo no casamento deve servir para santificar o casal. O sexo por puro prazer ou sexo em que o outro é usado é um distorcer a realidade do sexo.

Volto ao inicio deste texto. Então, qual a diferença entre castidade e celibato?
Quando és solteiro ou és religioso (frade, freira), a castidade é não ter sexo, relações sexuais.
Quando és casado, a castidade é ter sexo para aprofundar e renovar o sacramento do matrimónio. É ter relações para serem uma só carne; não para terem prazer usando o outro.
A castidade é saber fazer bom uso do sexo, orientá-lo para a santidade. Todos os cristãos têm a sua castidade, a sua missão de ser castos…
Sobre o celibato… mais simples. É não casar. E ai também está presente a castidade eheh

Comments ( 1 )

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *